ÁREA(S) DE ATUAÇÃO: Artes Visuais, Artesanato, Cultura Indígena, Cultura Negra, Cultura Popular, Gestão Cultural, Patrimônio Material, Produção Cultural
TAGS: #Ceramica #Exposicoes #estudoarqueologia #Culturacermica #Fazerestradicionais
Outros
Grupo Ubuntu tem o objetivo de estudar os fazeres em cerâmica dos povos tradicionais revelando a consciência sobre elementos históricos culturais e sua manifestação na atualidade.
E-mail: ubuntucaragua@gmail.com
Telefone: (12) 98195-0786
Capacidade: 50 pessoas
Horário de funcionamento: Segunda a sexta das 9h às 17h
Endereço: Rua Bartolomeu Bueno da Silva, 1231 - Martim de Sá - Caraguatatuba/SP - 11662-300
Grupo Ubuntu Caraguatatuba – Ceramistas
Membros do grupo
Carlo Cury / Claudia Canova / Lu Chiata / Maria Pinheiro Zandoná.
O Ateliê Carlo Cury cerâmica, além de ser um espaço de desenvolvimento dos trabalhos individuais do artista abriga a sede do Grupo Ubuntu Caraguatatuba Ceramistas e o Espaço Hartãt acervo Indígena. Os projetos desenvolvidos estabelecem parcerias com artistas e grupos convidados do município e região.
O termo Ubuntu, que significa “Eu sou porque nós somos”, tem sua origem no tronco linguístico Bantu da África do Sul e é umexercício prático da filosofia tradicional africana, que foca na importância das alianças e relacionamento mútuo entre as pessoas, com a crença de compartilhamento de valores universais que conectam toda a humanidade.
Sob o lema Ubuntu, “Eu sou porque nós somos”, artistas plásticos ceramistas, radicados em Caraguatatuba, uniram-se para fazer arte em conjunto. Somando forças, conhecimentos, vivenciando as trocas de suas experiências em ateliê e desenvolvendo projetos artísticos com base empesquisas, reeditam o processo de criação e a produção da própria arte de maneira inovadora,prazerosa e valorizada.
Todo ceramista é um eterno aprendiz, as técnicas da cerâmica não findam. Cada um descobre “um jeito” o que lhe confere uma técnica, assim cada ceramista é uma “aula” e diante de outroceramista, um “aluno” que alcança progresso junto com seus novos mestres.
A missão do Grupo Ubuntu Caraguatatuba Ceramistas, é o desenvolvimento de peças cerâmicas nas tradições estudadas e de produções artísticas, revelando consciência sobre nossa história.
Fundamentado em estudos, pesquisas, vivências, troca de experiências para desenvolvimento
dos trabalhos artísticos, o projeto origens divide-se em três fases:
“Nativos”: representação da riqueza do fazer cerâmico na tradição das Nações Indígenas.
“Negros”: representação da influência das culturas das diversas Nações Africanas trazidas a nossa região pelos escravos, no período colonial.
“Caiçaras”: representação da cultura tradicional Caiçara,existente como tal, principalmente no litoral do Estado de São Paulo e formada em decorrência da miscigenação genética e cultural entre índios, brancos e negros.
Projetos itinerantes desenvolvidos pelo Grupo e que percorreram pelo Estado de São Paulo:
●“Origens: Nativos”
●“Origens: Negros”
●“Origens: Caiçaras”
●“O homem e o mar”
●“Imagens de Devoção”
●“Retábulos-O Sagrado de Cada Um”
●“Heranças”
●"Percurso" projetodos fazeres em cerâmica “Tupiguarani”
●"Caixas de Saberes" em parceria com com Sec. da Educação de
Caraguatatuba.
●"Ecoar" projeto em desenvolvimento que será apresentado em 2024 no MACC.
Publicado por:
ACESSIBILIDADE: