VISUALIZAR AGENTE

ÁREA(S) DE ATUAÇÃO:
Antropologia, Arqueologia, Artes Visuais, Artesanato, Cultura Indígena, Gestão Cultural, Patrimônio Material, Pesquisa

TAGS:
#atelie #Ceramica #Artereligiosa #Indigena #Utilitarios #Acervo #Sonoridade #Ancestral #Oficinas #Exposicoes #Projetos

REDES SOCIAIS:

COMPARTILHE ESTE PERFIL:

Foto do agente

Individual

Carlos Alberto Cury

Nome artistístico ou social:

Carlo Cury

Em 2010 descobriu a cerâmica como um rico caminho para criar mecanismos visuais nos quais pode aprofundar seus diálogos com o tridimensional. Tem realizado pesquisas sobre cerâmica de povos tradicionais, arte religiosa decorativas e utilitários.

Site: http://carlocury.blogspot.com

E-mail: ubuntucaragua@gmail.com

Telefone: (12) 98195-0786

Descrição

Carlo Cury
Nascido em Piraju, interior do Estado de S. Paulo, em 1963 reside atualmente em Caraguatatuba, Litoral Norte.

Em 1987 formou-se em Arquitetura Faculdade Belas Artes de São Paulo.
Mas foi nas artes plásticas que construiu carreira, com uma extensa produção de obras, comercializadas inclusive no exterior. O desenho foi uma de suas primeiras formas de expressão.

A partir de sua visão crítica sobre a má utilização da terra e a poluição do solo pelo uso indiscriminado de agrotóxicos, concebeu o projeto Ceres (deusa grega da agricultura). Desse projeto, saíram obras que alcançaram projeção internacional.

Atualmente, 10 de suas obras compõem o acervo da Fundação Mokiti Okada na cidade de Lisboa, em Portugal.

Em 2000, concluiu o Programa Especial de Formação Pedagógica (licenciatura plena) Fac. de Belas Artes de São Paulo e passou a lecionar no ensino de Arte em São Paulo. Assumiu o cargo de Assistente Técnico Pedagógico de ARTE na Diretoria de Ensino Centro de Março de 2002 a Julho de 2004.

Idealizou o Projeto Olhares Poéticos sobre o meio ambiente, que leva educação gratuita de arte a alunos da rede pública de ensino. O projeto é desenvolvido na cidade de São Paulo e em Caraguatatuba.

Em 2011 descobriu a cerâmica como um riquíssimo caminho para criar mecanismos visuais nos quais pôde aprofundar seus diálogos com o tridimensional.

Tem realizado pesquisas sobre cerâmica de povos nativos no Brasil e na América latina, visitando museus (arqueologia), aldeias indígenas e lojas especializadas.


Participa de exposições coletivas e individuais no município de Caraguatatuba, na região do Litoral Norte, no Vale do Paraíba e Região Metropolitana de São Paulo.


Em 2012 participou da formação do Grupo Ubuntu Caraguatatuba - Ceramistas, que reúne artistas da linguagem tridimensional. O grupo desenvolve projetos coletivos como o “Projeto Origens”, "Retábulos", "Caixas de Saberes" e o “Projeto Imagens de Devoção”.

A Cerâmica Sacra surge na produção de peças figurativas de diversos santos católicos onde estão presentes os elementos iconográficos das imagens que recebem ornamentos (mantos, coroas e broches). Lidando com o tridimensional, o artista busca um rebuscamento em cada uma das peças de forma a gerar atmosferas de devoção.

Atualmente, tem se dedicado também ao estudo de peças sonoras em cerâmica, produzindo cópias de peças pré-colombianas. Surgiu assim o projeto Sonoridade Ancestral, para compartilhar conhecimento com jovens da Rede Pública de ensino de Caraguatatuba.

No trabalho cotidiano de Ateliê desenvolve peças utilitárias com desenhos exclusivos que rementem à alusão da natureza entre Serra e Mar.

As obras recebem duas queimas, a primeira em forno a lenha atingindo a temperatura de 1050ºC e a segunda em forno elétrico a 1240 ºC com proposito de trazer maior resistência à peça.

Localização

Mapa

Vídeos

Miniatura vídeo
Miniatura vídeo

Fotos

Miniatura foto galeria
Miniatura foto galeria
Miniatura foto galeria
Miniatura foto galeria
Miniatura foto galeria
Miniatura foto galeria
Miniatura foto galeria
Miniatura foto galeria
Miniatura foto galeria
Miniatura foto galeria