ÁREA(S) DE ATUAÇÃO: Música
TAGS: #musica #violao #contrabaixo
Individual
Nome artistístico ou social:
Willian Caratu - José Willians de Souza Caratu, nascido em Caraguatatuba, litoral norte de São Paulo (Brasil). Músico, instrumentista e compositor. Começou seus estudos no ano de 2008, quando tinha 16 anos, e segue trabalhando atualmente na área de música, som e luz, aulas de música e eventos.
Site: https://williancaratu.wixsite.com/musicaearte
E-mail: williancaratu@gmail.com
Telefone: (12) 98812-0192
HISTÓRIA
Willian Caratu - José Willians de Souza Caratu, nascido em Caraguatatuba, litoral norte de São Paulo (Brasil).
Músico, instrumentista e compositor. Começou seus estudos no ano de 2008, quando tinha 16 anos, na oficina de violão popular, até o ano de 2010, com os professores Arilson Poli e Elielson, famoso como “Ele é o som”, por meio da Fundação Cultural e Educacional de Caraguatatuba (Fundacc). Participou também da “Associação Exército de Cristo,” projeto local, estudando violão e contrabaixo, respectivamente com os professores Eduardo Reis e José Augusto (Zézinho). Neste mesmo ano, passou a ser convidado por artistas locais, fazendo freelancer, tocando violão e contrabaixo em bares e restaurantes do litoral norte de São Paulo.
No ano de 2011 até 2013, ministrou aulas de violão e contrabaixo no projeto “Associação Exército de Cristo”. Em seguida, trabalhando somente na área de música e iluminação, com bandas e artistas locais.
A partir de 2015 está como baixista da banda Sr Bamba, dando seguimento nas turnês e gravações.
CURSOS
2008 a 2010 - Violão popular com Arilson Poli e Elielson (Fundacc);
2010 - Violão popular com Eduardo Reis (Associação Exército de Cristo);
2010 - Contrabaixo elétrico com José Augusto (Associação Exército de Cristo);
2012 - Produção Musical, Gravação, Edição e Estúdio com Wagner Rodrigues (GJ Musical);
2013 - L.E.M. (Leitura & Estruturação Musical) com Daniel Carlota no Estúdio e Escola de Musica e tecnologia EM&T (E-Brasil);
2014 - Técnico Iluminação Cênica com Olavo Cadorini (IFSP/PRONATEC);
2019 - Contrabaixo elétrico com Roberto da Silva Santos (Beleza) no Estúdio e Escola de Musica e tecnologia EM&T (E-Brasil);
2023 - Cursando licenciatura de Música na faculdade (UNIFATECIE).
TRABALHOS/PROJETOS
Banda Essência de 2010 a 2011;
Banda do projeto Exército de Cristo de 2010 a 2013;
Artista orientador de Violão e Contrabaixo na AEC de 2011 a 2013;
Banda O Despertar 2011 a 2012;
Banda ADR de 2012 a 2015;
Banda Sr Bamba de 2015 e atual;
Músico do Coletivo Teatral Saturnália em 2018;
Artista orientador de violão na FUNDACC de 2018 e atual;
Banda de apoio da pequena Beatriz Lazzaro de 2019 e atual;
Projeto Groove and Jay de 2021 e atual.
Artista orientador de contrabaixo na FUNDACC em 2021;
Projeto de rap Selective Sativa de 2021 e atual;
Banda NaviBe de 2022 e atual;
Artista orientador de violão na FUNDASS de 2022 e atual.
ATUAL
Atualmente faz parte da banda sebastianense Sr Bamba, que foi formada no ano de 2013 pelo vocalista Renatêra. Banda na qual trabalhou antes como roaldie e iluminador em 2014, indo inclusive ao festival João Rock, um dos maiores do país. A banda abriu o evento para cerca de 40.000 pessoas, contando com artistas como: CPM22, Zé Ramalho, Nando Reis, O Rappa, Nação Zumbi entre outros. Em 2015 foi chamado para fazer parte do projeto como baixista. De 2015 até o momento, foram cerca de 300 shows entre bares, casas de shows, escolas, projetos sociais e shows grandes, e abrindo shows de diversos artistas renomados da música nacional tais como: Planta & Raiz, Thaíde, BNegão & Seletores de Frequência, CPM22, Projota, Strike entre outros.
O Sr Bamba tem dois discos gravados e um single, totalizando 26 faixas. O primeiro disco intitulado “Os Bons Filhos à Casa Tornam” (produzido no ano de 2013), no NIMBUS Estúdio em São Paulo-SP, e o segundo disco intitulado “Musicalidade & Respeito” (produzido no ano de 2015), no Estúdio E-Brasil, em Caraguatatuba-SP, no qual participou desde o começo da produção.
No ano de 2017 foi gravado o single “Dolce e Gabbana”, de composição de Champignon (Charlie Brown Jr.), Fabiano Vênkoff e Bing de Souza, amigo que presenteou os “Bambas” com o som.
A gravação da música aconteceu em São Paulo, com a produção musical de Tadeu Patolla, Luiz Leme na engenharia de som e Edu Cayres na assistência de gravação.
Com participação especial de Fernandinho Beat Box, Fabiano Vênkoff e do saudoso Champignon, o novo single abre “alas” para o terceiro álbum da banda sebastianense intitulado “O Som da Massa”.
Já o clipe, conta com a participação de Kayky Brito e Thalita Gomes, que contracenam um clima envolvente de incerteza entre o real e o imaginário.
A direção do clipe ficou por conta do cineasta, Ivan Vale Ferreira (13 Produções), que produziu também o filme o Maestro do Canão. do rapper Sabotagem. Na direção de fotografia Zelé Volpato e na direção de palco Bing de Souza, da Canela Seca Produções.
O terceiro disco dos Bambas, “O Som da Massa” vem sendo lançado simultaneamente ao processo de gravação desde abril de 2021 em todas as plataformas digitais.
A primeira faixa, lançada em 13 de abril foi [U.T.P] Und. Tipo Pacote, com participação do Dj. Erick Jay. Na sequência vieram [S.E.A.] Salve esse Amor, com participação de Andressa Mari (backing vocal), Bruno Nogueira (guitarra, violão e arranjos), Dino Oliveira (percussão) e Dj Pipoo (sample introdução), [O.S.M.] O Som da Massa, música que intitula o álbum, com participação de Bruno Nogueira (guitarra), Dino Oliveira (percussão) e Gabriel Sato (alfaia), [S.Q.F.] Só Quem é de Fé com participação do Dj. Pipoo, e [R.V.Ç] Revolução, com participação de Ivo Alberto nos teclados.
As gravações acontecem no home studio dos Bambas com mixagem de Edgar Smidt, Renatêra e Betto Peixoto. As masterizações são de Luiz Leme e Tadeu Patolla.
Até novembro serão mais dois lançamentos, fechando o disco com [S.K.T.] Skatêria, que trará participações especiais, o baterista Duda Neves e o maestro Marcelo Cotarelli são algumas delas.
Atualmente trabalha também como artista orientador de música na FUNDACC, ministrando aulas de violão e contrabaixo elétrico para cerca de 120 alunos.
Em 2018 passa a ser músico acompanhante do Coletivo Teatral Saturnália, trabalhando a parte musical da peça “De Fernando a Santo” dirigido por Heron Carrillo.
No ano de 2019, integra o projeto como músico da banda da pequena Beatriz Lazzaro, participando de diversos shows em escolas, saraus e eventos na cidade de São Sebastião-SP.
No ano de 2021, monta o projeto Groove and Jay, trazendo elementos da mistura do groove entre o contrabaixo e a bateria, junto com o eletrônico utilizando de efeitos com DJ e mesclando ente estilos musicais.
No ano de 2021, é covidado para integrar o projeto de rap Selective Sativa.
Em 2022, começa a trabalhar como artista bolsista nas oficinas culturais da FUNDASS em São Sebastião-SP com aulas de violão popular;
Também no ano de 2022, inicia o projeto NaviBe com antigos colegas da época da banda ADR, para shows voltados com temas de rock dos anos 80 e 90.