VISUALIZAR AGENTE

ÁREA(S) DE ATUAÇÃO:
Música

TAGS:
#musica #violao #contrabaixo

REDES SOCIAIS:

COMPARTILHE ESTE PERFIL:

Foto do agente

Individual

José Willians de Souza Caratu

Nome artistístico ou social:

Willian Caratu

Willian Caratu - José Willians de Souza Caratu, nascido em Caraguatatuba, litoral norte de São Paulo (Brasil). Músico, instrumentista e compositor. Começou seus estudos no ano de 2008, quando tinha 16 anos, e segue trabalhando atualmente na área de música, som e luz, aulas de música e eventos.

Site: https://williancaratu.wixsite.com/musicaearte

E-mail: williancaratu@gmail.com

Telefone: (12) 98812-0192

Descrição

HISTÓRIA
Willian Caratu - José Willians de Souza Caratu, nascido em Caraguatatuba, litoral norte de São Paulo (Brasil).
Músico, instrumentista e compositor. Começou seus estudos no ano de 2008, quando tinha 16 anos, na oficina de violão popular, até o ano de 2010, com os professores Arilson Poli e Elielson, famoso como “Ele é o som”, por meio da Fundação Cultural e Educacional de Caraguatatuba (Fundacc). Participou também da “Associação Exército de Cristo,” projeto local, estudando violão e contrabaixo, respectivamente com os professores Eduardo Reis e José Augusto (Zézinho). Neste mesmo ano, passou a ser convidado por artistas locais, fazendo freelancer, tocando violão e contrabaixo em bares e restaurantes do litoral norte de São Paulo.
No ano de 2011 até 2013, ministrou aulas de violão e contrabaixo no projeto “Associação Exército de Cristo”. Em seguida, trabalhando somente na área de música e iluminação, com bandas e artistas locais.
A partir de 2015 está como baixista da banda Sr Bamba, dando seguimento nas turnês e gravações.

CURSOS
2008 a 2010 - Violão popular com Arilson Poli e Elielson (Fundacc);
2010 - Violão popular com Eduardo Reis (Associação Exército de Cristo);
2010 - Contrabaixo elétrico com José Augusto (Associação Exército de Cristo);
2012 - Produção Musical, Gravação, Edição e Estúdio com Wagner Rodrigues (GJ Musical);
2013 - L.E.M. (Leitura & Estruturação Musical) com Daniel Carlota no Estúdio e Escola de Musica e tecnologia EM&T (E-Brasil);
2014 - Técnico Iluminação Cênica com Olavo Cadorini (IFSP/PRONATEC);
2019 - Contrabaixo elétrico com Roberto da Silva Santos (Beleza) no Estúdio e Escola de Musica e tecnologia EM&T (E-Brasil);
2023 - Cursando licenciatura de Música na faculdade (UNIFATECIE).

TRABALHOS/PROJETOS
Banda Essência de 2010 a 2011;
Banda do projeto Exército de Cristo de 2010 a 2013;
Artista orientador de Violão e Contrabaixo na AEC de 2011 a 2013;
Banda O Despertar 2011 a 2012;
Banda ADR de 2012 a 2015;
Banda Sr Bamba de 2015 e atual;
Músico do Coletivo Teatral Saturnália em 2018;
Artista orientador de violão na FUNDACC de 2018 e atual;
Banda de apoio da pequena Beatriz Lazzaro de 2019 e atual;
Projeto Groove and Jay de 2021 e atual.
Artista orientador de contrabaixo na FUNDACC em 2021;
Projeto de rap Selective Sativa de 2021 e atual;
Banda NaviBe de 2022 e atual;
Artista orientador de violão na FUNDASS de 2022 e atual.

ATUAL
Atualmente faz parte da banda sebastianense Sr Bamba, que foi formada no ano de 2013 pelo vocalista Renatêra. Banda na qual trabalhou antes como roaldie e iluminador em 2014, indo inclusive ao festival João Rock, um dos maiores do país. A banda abriu o evento para cerca de 40.000 pessoas, contando com artistas como: CPM22, Zé Ramalho, Nando Reis, O Rappa, Nação Zumbi entre outros. Em 2015 foi chamado para fazer parte do projeto como baixista. De 2015 até o momento, foram cerca de 300 shows entre bares, casas de shows, escolas, projetos sociais e shows grandes, e abrindo shows de diversos artistas renomados da música nacional tais como: Planta & Raiz, Thaíde, BNegão & Seletores de Frequência, CPM22, Projota, Strike entre outros.
O Sr Bamba tem dois discos gravados e um single, totalizando 26 faixas. O primeiro disco intitulado “Os Bons Filhos à Casa Tornam” (produzido no ano de 2013), no NIMBUS Estúdio em São Paulo-SP, e o segundo disco intitulado “Musicalidade & Respeito” (produzido no ano de 2015), no Estúdio E-Brasil, em Caraguatatuba-SP, no qual participou desde o começo da produção.
No ano de 2017 foi gravado o single “Dolce e Gabbana”, de composição de Champignon (Charlie Brown Jr.), Fabiano Vênkoff e Bing de Souza, amigo que presenteou os “Bambas” com o som.
A gravação da música aconteceu em São Paulo, com a produção musical de Tadeu Patolla, Luiz Leme na engenharia de som e Edu Cayres na assistência de gravação.
Com participação especial de Fernandinho Beat Box, Fabiano Vênkoff e do saudoso Champignon, o novo single abre “alas” para o terceiro álbum da banda sebastianense intitulado “O Som da Massa”.
Já o clipe, conta com a participação de Kayky Brito e Thalita Gomes, que contracenam um clima envolvente de incerteza entre o real e o imaginário.
A direção do clipe ficou por conta do cineasta, Ivan Vale Ferreira (13 Produções), que produziu também o filme o Maestro do Canão. do rapper Sabotagem. Na direção de fotografia Zelé Volpato e na direção de palco Bing de Souza, da Canela Seca Produções.
O terceiro disco dos Bambas, “O Som da Massa” vem sendo lançado simultaneamente ao processo de gravação desde abril de 2021 em todas as plataformas digitais.
A primeira faixa, lançada em 13 de abril foi [U.T.P] Und. Tipo Pacote, com participação do Dj. Erick Jay. Na sequência vieram [S.E.A.] Salve esse Amor, com participação de Andressa Mari (backing vocal), Bruno Nogueira (guitarra, violão e arranjos), Dino Oliveira (percussão) e Dj Pipoo (sample introdução), [O.S.M.] O Som da Massa, música que intitula o álbum, com participação de Bruno Nogueira (guitarra), Dino Oliveira (percussão) e Gabriel Sato (alfaia), [S.Q.F.] Só Quem é de Fé com participação do Dj. Pipoo, e [R.V.Ç] Revolução, com participação de Ivo Alberto nos teclados.
As gravações acontecem no home studio dos Bambas com mixagem de Edgar Smidt, Renatêra e Betto Peixoto. As masterizações são de Luiz Leme e Tadeu Patolla.
Até novembro serão mais dois lançamentos, fechando o disco com [S.K.T.] Skatêria, que trará participações especiais, o baterista Duda Neves e o maestro Marcelo Cotarelli são algumas delas.

Atualmente trabalha também como artista orientador de música na FUNDACC, ministrando aulas de violão e contrabaixo elétrico para cerca de 120 alunos.
Em 2018 passa a ser músico acompanhante do Coletivo Teatral Saturnália, trabalhando a parte musical da peça “De Fernando a Santo” dirigido por Heron Carrillo.
No ano de 2019, integra o projeto como músico da banda da pequena Beatriz Lazzaro, participando de diversos shows em escolas, saraus e eventos na cidade de São Sebastião-SP.
No ano de 2021, monta o projeto Groove and Jay, trazendo elementos da mistura do groove entre o contrabaixo e a bateria, junto com o eletrônico utilizando de efeitos com DJ e mesclando ente estilos musicais.
No ano de 2021, é covidado para integrar o projeto de rap Selective Sativa.
Em 2022, começa a trabalhar como artista bolsista nas oficinas culturais da FUNDASS em São Sebastião-SP com aulas de violão popular;
Também no ano de 2022, inicia o projeto NaviBe com antigos colegas da época da banda ADR, para shows voltados com temas de rock dos anos 80 e 90.

Vídeos

Miniatura vídeo
Miniatura vídeo
Miniatura vídeo
Miniatura vídeo
Miniatura vídeo

Fotos

Miniatura foto galeria
Miniatura foto galeria
Miniatura foto galeria
Miniatura foto galeria
Miniatura foto galeria
Miniatura foto galeria
Miniatura foto galeria
Miniatura foto galeria
Miniatura foto galeria
Miniatura foto galeria